15/05/2024

Diferente do 1° turno, eleitores não enfrentam enormes filas para votar no 2° turno

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | Radar 

radarnewsamazonas@gmail.com 

Neste domingo (30) em que serão eleitos o presidente do Brasil e o governador do Amazonas os eleitores não estão enfrentando enormes filas para votar em Parintins, diferente do que aconteceu no primeiro turno em que as pessoas ficaram mais de 1h na fila. No primeiro turno as longas filas se deram por urnas eletrônicas apresentarem defeitos e precisarem serem trocadas, além do número de candidatos a serem votados que foram deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Edson Tavares, de 52 anos, foi votar na Escola Municipal Lila Maia por volta das 12h e em poucos minutos ele exerceu seu papel de cidadão. “Hoje foi tranquilo. No primeiro turno eu passei 1h30min na fila esperando e dessa vez está ocorrendo tudo bem”, disse o motorista.

Outra pessoa que votou com facilidade no Lila Maia foi o professor Kildary Silva da Silva, de 40 anos. “É uma diferença muito grande para o primeiro turno em que a fila foi muito grande. Eu vim no primeiro turno duas vezes para votar e voltei pra casa. Já na terceira vez quando vim tive que enfrentar a fila porque a fila não diminuía. Neste segundo turno foi uma surpresa, cheguei e não tinha ninguém na fila e isso é muito bom. Eu acredito que isso se dá também pela diminuição de candidatos para votar em que são apenas dois então ficou mais rápido e está ocorrendo da melhor forma possível”, destacou.

Na escola Lila Maia até o momento apenas uma urna eletrônica apresentou defeito e precisou ser trocada.

O técnico judiciário da 4ª Zona Eleitoral, Marivaldo Chaves, informou que os trabalhos no segundo turno estão acontecendo normalmente e que algumas urnas eletrônicas apresentaram problemas, mas não tanto como aconteceu no primeiro turno. “Nós substituímos na zona urbana quatro urnas eletrônicas e na zona rural, na comunidade Paraná do Espírito Santo, substituímos uma. Portanto, até o momento, substituímos cinco urnas eletrônicas”, falou.