14/05/2024

Adelson Albuquerque lança candidatura à presidência do Garantido com objetivo de “limpar o nome do bumbá”

Gilson Almeida | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com 

Com bandeiras, fogos e carinho Adelson Albuquerque foi recepcionado pelos sócios e apoiadores no lançamento da sua candidatura à presidência do Boi Garantido. O evento ocorreu na noite deste sábado (29) no Restaurante e Hamburgueria Club, em Parintins.

Grandes personalidades se fizeram presentes como o vereador Cabo Linhares, o ex-presidente do Garantido, Fábio Cardoso, o secretário de Obras e candidato conselheiro fiscal Albano Albuquerque juntamente com sua componente de chapa Wanderléia Ribeiro, o ex-presidente da Câmara Municipal de Parintins, prof. Dr. Maildson Fonseca, a neta de Lindolfo Monteverde, Ana Monteverde, e o secretário municipal de administração Edy Albuquerque.

Em discurso, Adelson Albuquerque assegurou que busca a presidência para “limpar o nome do Garantido” e acabar com a corrupção no bumbá. “O sócio vai definir e decidir aquilo que é melhor para os próximos três anos e nós temos a convicção de que somos os melhores e mais preparados para administrar o Garantido. Só agradecimento a Deus e obrigado aos sócios que compareceram em massa.”, disse o candidato.

O candidato a vice não foi apresentado no evento, mas Adelson Albuquerque informou que até dia 10 de agosto será divulgado seu vice na Chapa “Credibilidade, gestão e coração”.

Albuquerque planeja implantar uma auditoria externa para conhecimento da real situação enfrentada pelo boi, regulamentar a marca Boi Garantido, realizar ações sociais para a comunidade, reativar a Universidade do Folclore Paulinho Faria com oferta de cursos profissionalizantes e aquisição de materiais, negociar de dívidas deixadas por ex-gestores, revisar o Estatuto da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, buscar parcerias com os governos estadual e municipal para construção de um galpão próximo ao Bumbódromo, revitalizar a Cidade Garantido e promover uma auditoria contínua no bumbá.

O empresário Adelson Albuquerque foi presidente do Boi Garantido de 2015 a 2017. Ele foi eleito em 2014 com 1.293 votos, vencendo Fred Góes (816 votos) e Zé Walmir (664 votos). A diferença para o segundo mais votado foi de 477 votos.

Adelson fez uma série de negociação de dívidas trabalhistas do Garantido. Uma delas, foi da ex-cunhã-poranga Jaqueline Marques que sofreu um acidente ao cair de uma alegoria no Festival Folclórico de Parintins de 1994. O processo da ex-item já se arrastava por 22 anos.

Na crise de 2016 quando o Governo do Estado, na gestão de José Melo, não destinou verbas para o Festival Folclórico de Parintins, Adelson Albuquerque conseguiu levar para arena um belo espetáculo em que o Garantido consagrou-se campeão naquele ano de superação.