14/05/2024

Secretaria de Saúde diz que divulgação de mortes causadas pela variante Ômicron em Parintins é falsa 

Foto: Liam Cavalcante.

Gilson Almeida | Radar

radarnwwsanazonas@gmail.com 

Após ser divulgada em páginas não jornalísticas no Facebook que duas mortes ocorridas em Parintins, na sexta-feira (28), teriam sido causadas pela variante Ômicron da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde informou que essa informação é falsa e que as mortes só podem ser oficializadas após exame de genotipagem via PCR.

O paciente 01 era idoso com mais de 70 anos, sexo masculino, com teste positivo, mas que tinha tomado somente 1 dose de vacina contra COVID. Tinha comorbidades diversas. Era Acamado (longa data), possuía Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (há vários anos), além de Sequelas de AVC. A causa básica do óbito não é COVID e sim suas comorbidades.

O paciente 02 que foi a óbito tinha  76 anos, sexo masculino e não havia tomado nenhuma dose de vacina contra a Covid. Teste rápido negativo para Covid e tinha comorbidades como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Causa básica do óbito:  comorbidades.

“A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde reitera a importância de se divulgar informações com responsabilidade, evitando a propagação de notícias falsas (Fake News) como páginas sem cunho jornalístico e sem responsabilidade. Ressaltamos novamente que é necessário ter o resultado da genotipagem via RT-PCR para afirmar que se trata de óbito causado por variantes do Coronavirus”, diz trecho da nota assinada pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saude.