19/05/2024

Ricardo Lima, de 9 anos, é a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19 em Parintins 

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com 

Ricardo Tavares Lima, de 9 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19 em Parintins. A vacinação no município de crianças de 5 a 11 anos com comorbidade iniciou nesta quinta-feira (20), no Centro do Idoso Pastor Lessa, das 08 às 12h. Os pais ou responsáveis devem levar carteira de vacinação, cartão SUS da criança e documento que comprove a existência de comorbidade.

Ricardo, que tem transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) combinada, conta que realizou o desejo de ser a primeira criança a ser vacinada em Parintins. “Eu fico muito alegre, já estava muito ansioso pra tomar logo para me proteger”, falou Ricardo.

Ele foi receber o imunizante acompanhado pela mãe, a dona de casa Neuciane da Silva Tavares, de 39 anos. Eles moram no bairro Palmares. “Eu peço que as outras mães tragam seus filhos para se vacinarem, que não tenham medo porque isso é uma proteção para todas as crianças como para todo o mundo”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, destaca a importância das crianças serem vacinadas. “Sabemos que temos a incidência muito pequena de crianças em situações graves durante a pandemia, no entanto, são potenciais transmissores daí a importância de estarmos vacinando e protegendo as nossas crianças”, salienta.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, Parintins tem 10.800 crianças vacináveis. Após receber a vacina, a criança fica no local de vacinação por 20 minutos em observação. “Foi escolhido esse local justamente por esse cuidado que tem que ter na aplicação da dose. Depois que a criança recebe a vacina ela fica 20 minutos em observação para verificar qualquer aparecimento de sintomas ou reações. O local é estratégico ao lado da UBS Francisco Galianni por conta do atendimento da equipe médica se necessário”, disse Elaine Pires.

Conforme o município receba mais lotes da vacina, a prefeitura irá informar o cronograma de vacinação.