15/05/2024

Revitalizar a produção de cacau em Parintins é a meta da parceria Idam e Prefeitura 

Cerca de mil e oitocentas sementes híbridas de cacau foram semeadas no viveiro da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente-Sedema, no Centro Multifuncional Casa do Produtor, com o objetivo de produzir mudas e promover a revitalização do plantio em Parintins.

A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) que buscou a parceria da Prefeitura para disponibilizar um espaço no viveiro, onde estão montadas sementeiras usadas na germinação de sementes de cacau e posteriormente na produção das mudas.

O gerente do Idam em Parintins, Rickson Valente, ressalta a importância da parceria que vai atender os produtores que tenham vocação ou que já cultivam o cacau.

O Idam trabalha as políticas de geração de renda, desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica das famílias rurais.

O subsecretário da Sedema, Wescley Tavares destacou a parceria, disse que a Sedema está com a estrutura à disposição e lembrou que Parintins já foi um grande produtor de cacau.

De acordo com a engenheira agrônoma AADESAM/Idam Wanderléia Ribeiro, as sementes foram desenvolvidos pela Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) adaptadas para a região.

Ela informou que os técnicos esperam produzir 1200 mudas para distribuir aos produtores pré-cadastrados, especialmente das áreas de várzea, com aptidão para o cultivo.

O Idam também conta com a parceria e o acompanhamento técnico da Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento-Sempa, que já tem mapeadas as áreas de produção de cacau.