19/05/2024

Professor lança sexta-feira (21) livro que trata sobre a evasão escolar dos alunos da EJA em Parintins

Foto: Reprodução.

Gilson Almeida | Radar
radarnewsamazonas@gmail.com

O professor Lourenço Castro Fonseca vai lançar na sexta-feira (21) o livro “EJA: algumas premissas da evasão”. O evento ocorrerá as 19h na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier e obedecerá às medidas sanitárias de prevenção a covid-19.

A obra é uma adaptação literária da dissertação do professor cujo objetivo foi pesquisar os motivos que ocasionaram a evasão escolar dos estudantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública do município de Parintins.

Na pesquisa utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e pesquisa de levantamento. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários para as turmas do primeiro e do segundo segmento de alunos que estão frequentando normalmente as aulas e também aos ex-alunos que evadiram nos dois últimos anos e foi realizado levantamento de dados fornecidos pela secretaria da escola.

Além disso foram aplicados questionários aos professores dos referidos segmentos da Escola Estadual Irmã Sá, localizada no bairro de Nossa de Nazaré, em Parintins.

“Nós fizemos uma pesquisa bem elaborada e decidimos transformá-la em um livro. Tivemos o conhecimento da editora Kazuá e ela pediu o nosso trabalho, analisou e viu que ele daria um livro muito bom para pesquisa. E para tentar ajudar a nossa comunidade parintinense com um trabalho sobre a EJA em que sabemos que é um trabalho para alunos que já passaram da idade série em que muitos tem dificuldades para continuar os estudos e vamos mostrar para esses alunos que nada é impossível e sim que tudo é possível”, destaca o autor da obra.

Lourenço Castro Fonseca é doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Francys Xavier São Paulo, especialista em Estudos para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), graduado em Ciências pela Ufam e professor estadual desde 1993.