14/05/2024

Operação Átria 2024: Parintins registra quase 70 boletins de ocorrência e 41 pedidos de Medida Protetiva 

Foto: Divulgação.

Gilson Almeida | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com 

Pela segunda vez Parintins participou da Operação Átria, operação nacional de combate à violência contra a mulher. As ações ocorreram no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08/03.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a coordenação é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e em Parintins fica sob o comando da Delegacia Especializada.

Delegada Marna de Miranda. Foto: Gilson Almeida.

Conforme a delegada Marna de Miranda, titular da DE, durante a operação foram registrados 44 inquéritos remetidos à Justiça; 68 boletins de ocorrência de crimes contra as mulheres; 41 pedidos de Medida Protetiva; 2 prisões em flagrante e 4 cumprimentos de mandados de prisão preventiva.

Além disso, a equipe da Especializada realizou panfletagens, ações educativas em mídia digital e palestras nas escolas e instituições da zona urbana e da zona rural. “Nós tivemos um saldo positivo, apesar de termos verificado que o número de denúncias aumentou bastante, mas isso é importante e interessante porque acreditamos que seja a confiança dessas mulheres no trabalho da delegacia que encoraja bastante”, pontua a delegada.

Foto: Divulgação.

As denúncias também podem ser feitas de forma anônima por meio do WhatsApp da Delegacia Especializada (92) 99178-8088.

A delegada destaca que em comparação ao ano passado o número de prisões diminuiu. Em 2023 foram 8. Na operação desse ano foram 6, sendo que ainda há 6 mandados de prisão preventiva para serem cumpridos. A “pausa” no cumprimento dos mandados se deu com a equipe da Especializada voltada ao caso do sargento da PM Jovane Matos que matou a esposa e a filha dia 19 de março. O duplo feminicídio que gerou grande repercussão segue em investigação com o PM preso no quartel e a disposição da Justiça.