14/05/2024

‘Não me cobrem ética se meus adversários não prezam nem um pouco por ela’, diz Antônio Andrade 

Gilson Almeida | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com

Um clima tenso volta a assombrar o Boi Garantido. Desta vez pela tentativa de Antônio Andrade de prorrogar por mais um ano seu mandato de presidente do bumbá. A Assembleia Geral que tratará sobre isso está marcada para o dia 04 de março. Mesmo o Conselho Fiscal e de Ética serem contra a prorrogação e terem dado o prazo de 48h para Andrade cancelar a assembleia e data foi mantida.

Um grupo de ex-presidentes e sócios firmaram união para irem para o embate contra a prorrogação do mandato de Antônio Andrade. Na sexta-feira (24) uma foto foi postada nas redes sociais divulgando a união do grupo. Na imagem há os ex-presidentes Adelson Albuquerque, Fábio Cardoso, Fred Góes e Telo Pinto; os sócios Denison Bentes, Ronaldo Macedo, além do presidente da Câmara, Alex Garcia e os vereadores Flávio Farias, Massilon Cursino e Naldo Lima.

Ontem (27) a vice-presidente do Garantido, Ida Silva, também pelas redes sociais, se posicionou contrária a prorrogação do mandato de Antônio Andrade.

“Minha decisão é NÃO a prorrogação de mais um ano de mandato.

Não quero e acredito que o estatuto tem que ser cumprido. A gestão acaba em setembro com novas eleições e cada gestão dura três anos sem possibilidade de reeleição. Assim está escrito. Assim deve ser cumprido.

Não fui questionada sobre o que achava desse pedido, aliás com o pretexto de dar um tom democrático, foi colocado uma mensagem do presidente em um grupo de WhatsApp perguntando se todos o apoiaria. Apesar do documento já está pronto. Queriam apenas um ‘sim, está ok’. Não tiveram minha resposta.

Pensei que, após tudo o que aconteceu, no último festival, quando não me omiti e fui literalmente ao campo de batalha (correndo até risco de morte, como muitos viram), teria no mínimo respeito. Entretanto, o inverso aconteceu. O total descaso com a minha pessoa sendo vice-presidente da AABBG. A diretoria ( NÃO SE TRATANDO DOS ATUAIS CONTRATADOS) virou as costas para quem tentou de todas as formas possíveis amenizar o caos e também virou as costas para todos, que apoiaram de forma verdadeira e espontânea a eleição do atual presidente”, escreveu.

Outro influente no Boi-Bumbá Garantido que se manifestou foi o apresentador Isarel Paulain. Nas suas redes sociais ele chamou a prorrogação de mandato de Antônio Andrade como “inoportuno” e pediu para que Andrade cancele a convocação para a Assembleia Geral que tratará desse assunto.

“POSICIONAMENTO

Minha inigualável galera vermelha e branca, são 35 anos de história no bumbódromo como torcedor apaixonado e artista da Baixa do São José, 21 dedicados ao item ‘Apresentador’, legado do meu ídolo Paulinho Faria, diante disso venho aqui respeitosamente me POSICIONAR ao tomar conhecimento de mais uma notícia negativa que atinge diretamente o nosso patrimônio chamado BOI BUMBÁ GARANTIDO. De forma objetiva, reitero a defesa integral da democracia em qualquer circunstância, e sinceramente vejo o pedido do presidente Antônio Andrade para a prorrogação do seu mandato por mais 1 ano, absolutamente INOPORTUNA, causando uma nova crise em nossa associação, prejudicando o principal foco do nosso boi, que é a reorganização administrativa e especialmente artística para o novo espetáculo na arena, objetivando a reconquista do título em 2023; inclusive toda essa nova crise que se instala, culmina num movimento prejudicial ao Festival de Parintins, portanto peço que o presidente repense, reflita e conclua que é melhor excluir essa convocação da referida Assembléia Geral, permanecendo o que já foi decidido por todos nós sócios, que é o mandato presidencial por 3 anos sem direito à reeleição.

O GARANTIDO SEMPRE SERÁ O NOSSO BEM MAIOR!”, publicou Israel Paulain.

Na manhã desta terça-feira (28) no programa Fatos e Boatos, da Rádio Clube FM 100.7, apresentado pelo radialista Gil Gonçalves, Antônio Andrade voltou a afirmar que busca prorrogar seu mandato por não levar o Garantido para um festival devido a pandemia como aconteceu com o presidente do Caprichoso, Jender Lobato. Ele disse ainda que deve presidir a assembleia e que respeitará a decisão dos sócios. “Não me cobrem ética se meus adversários não prezam nem um pouco por ela. Eles vão tentar fazer confusão. Nós estamos nos preparando para que seja calma, tranquila, estamos tomando todas as providências para que ela (a assembleia) seja tranquila”, disse Andrade.