15/05/2024

Morre Zagallo, uma lenda do futebol mundial 

Morreu aos 92 anos Mario Jorge Lobo Zagallo, uma lenda do futebol mundial. A informação foi divulgada na madrugada deste sábado (6) nas redes sociais do ex-jogador e ex-técnico de futebol.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz nota.

Zagallo estava internado desde o fim de dezembro no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. “Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos, as 23:41h horas de 05/01/2024, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes”, informou o hospital.

O velório está sendo realizado na sede da CBF (Av. Luiz Carlos Prestes, 130) aberto ao público. O sepultamento será as 16h de domingo (7), no cemitério São João Batista.

Até hoje, Zagallo é maior colecionador de vitórias de Copa do Mundo, com dois títulos como jogador (1958 e 1962), um como treinador (1970) e um como coordenador técnico (1994).

Além disso, o Velho Lobo treinou a Seleção Brasileira em 1974 e 1998. No mundial de 2006, ele fez parte da comissão técnica do Brasil comandado por Carlos Alberto Parreira.

“Vocês vão ter que engolir!” 

Antes da Copa do Mundo de 1998, Zagallo recebia diversas críticas por conta do seu trabalho. Ao vencer a anfitriã da Copa América na Bolívia por 3 a 1, em junho de 1997, ele não segurou a euforia e disparou para os repórteres “vocês vão ter que me engolir!”, frase que se eternizou e ecoou por gerações.