15/05/2024

Eterno tripa do Boi Caprichoso, Markinho Azevedo, morre aos 59 anos

Gilson Almeida | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com

O eterno tripa do Boi Caprichoso, Marcos da Silva Azevedo, conhecido popularmente como Markinho Azevedo, morreu aos 59 anos, vítima de infarto. Ele deu entrada no hospital Jofre Cohen sentindo dores no peito. O artista sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu e faleceu no início da madrugada desta quinta-feira (28).

O prefeito Bi Garcia lamentou a morte de uma das personalidades personalidades mais marcantes do Festival Folclórico de Parintins.

NOTA DE PESAR

Impactado com a notícia, lamentamos profundamente o falecimento de Marcos Azevedo, popularmente conhecido como Markinho Azevedo, de 59 anos.

Markinho marcou seu nome na história de Parintins como o tripa mais longevo do Boi Caprichoso. Dedicou-se ao boi da estrela na testa por 26 anos defendendo o item 10. Foi também um dos primeiros integrantes do grupo Toada de Roda. Era uma pessoa querida e respeitada no mundo bovino. 

Graduado em Serviço Social, Markinho Azevedo atuou por vários anos como conselheiro tutelar. Era assistente social da prefeitura; administrou a Estação Cidadania João do Carmo. Um funcionário muito dinâmico, bastante identificado com as crianças. Recentemente participou da chegada do Papai Noel e organizou a distribuição de brinquedos na Cidade da Criança Pichita Cohen, onde atuou como administrador por muitos anos. 

Perdi um grande amigo e amigo dos meus filhos. Jogava no meu time. Nesse momento de imensa tristeza, rogamos que Deus possa confortar o coração de sua esposa Selma, seus filhos, familiares, parentes e amigos. Que Deus o receba em sua morada eterna. 

Frank Bi Garcia

Prefeito de Parintins

O Boi Caprichoso publicou uma nota de pesar pela partida do artista e informou que o velório será no Curral Zeca Xibelão.

O Boi Caprichoso está de luto

O criador do bumbá, Marcos da Silva Azevedo, 59, faleceu na madrugada desta quinta-feira (28) em Parintins vítima de um infarto.

Markinho vestia o Boi Caprichoso como sua armadura; o seu jeito de dançar era único, singelo e nos emocionava. Dono de uma história de dedicação, amor e entrega, ele iniciou sua trajetória em 1986 como ajudante do mestre Jair Mendes. Em 1990, tornou-se o tripa oficial e, além disso, era quem confeccionava o Touro Negro.

Conhecido como criador e a criatura, em 2017, passou para o filho a missão de evoluir no item 10, boi-bumbá evolução. O artista também foi músico do Boi Caprichoso com o grupo Sangue Azul e depois Azul e Branco.

O presidente Rossy Amoedo e sua diretoria solidarizam-se com familiares e amigos. Aos filhos Alexandre, Alex, Jéssica e Ayra, as nossas sinceras condolências; que Deus conforte vossos corações.

Ao mesmo tempo, informamos que o corpo de Markinho será velado a partir das 9h da manhã no Curral Zeca Xibelão.