28/04/2024

Em Faro/PA, quadrilhas juninas aguardam posicionamento do prefeito Paulo Carvalho se haverá Festival esse ano

A Prefeitura de Faro é a maior patrocinadora do festival e na edição de 2023 anunciou repasse de R$ 50 mil para cada quadrilha neste ano 

O município de Faro, no Oeste do estado do Pará, promove há mais de 15 anos o Festival Folclórico de Quadrilhas Juninas, com quatro associações que disputam em duas noites no ginásio Lucas Bentes de Carvalho.

Nesta quarta-feira (27), nossa equipe tentou entrar em contato com os dirigentes das quadrilhas juninas Campinense no Arraiá, Foliões da Madrugada, Morumbi no Arraiá e Unidos do Porto de Cima para acompanhar os preparativos, mas a resposta comum foi a incerteza se haverá Festival em 2024 devido as eleições para vereadores e prefeito da cidade interferirem na realização do evento.

“Ainda não tivemos uma posição do secretário de Cultura do município, por isso ainda não tivemos nenhuma reunião com a coordenação da nossa quadrilha FOLIÕES DA MADRUGADA. Mediante a confirmação do evento, poderemos marcar nossas atividades até o grandioso festival de quadrilhas”, disse o presidente da Foliões da Madrugada, Robson Souza.

De acordo com os dirigentes, os trabalhos de ensaios, promoções e eventos para levantar recursos para ajudar nas construções dos espetáculos começam no mês de março para dar tempo de realizar as confecções de indumentárias, alegorias e repasses de coreografias.

Felipe Afonso é ex-presidente da quadrilha Unidos do Porto de Cima e destaca que a agremiação deve reunir na próxima semana para o planejamento interno e fazer a escolha do novo presidente. Ele também aguarda o anúncio oficial do festival para poder executar o planejamento da quadrilha. “Eles sempre anunciam o festival entre os meses de abril e maio”, disse.

Da Campinense do arraiá, Bruno Oliveira disse que ainda não tem informação sobre a realização do festival e não pode falar em preparativos sem a confirmação.

A equipe de reportagem tentou contato com o prefeito, através da assessoria, mas até o fechamento dessa matéria não teve resposta. Enquanto isso, as Quadrilhas vivem a expectativa da confirmação da realização do evento e de correr contra o tempo para iniciar os preparativos para a grande festa.