14/05/2024

Conselho Fiscal: sócios do Garantido lançam chapa para resgatar credibilidade do bumbá

Foto: Júnior Preto.

Para resgatar a credibilidade do Garantido, sócios do bumbá uniram-se na formação da chapa “União, Gestão e Credibilidade”, que vai concorrer à próxima eleição do bumbá. O grupo foi lançado oficialmente neste domingo, 30, na Aldeia dos Tuxauas, bairro Djard Vieira. O objetivo é resgatar a credibilidade do Boi da Baixa do São José.

A chapa é composta pelo engenheiro Albano Albuquerque, a engenheira agrônoma Wenderléia Ribeiro, assessora e cerimonialista Cássia Lucrécia, o funcionário público municipal Pablo de Souza, a funcionária pública do estado Gernia Santos e o funcionário público municipal Jatemar Barbosa. Todos são sócios ativos do Boi Garantido.

De acordo com Albano, um grupo de amigos e sócios do Garantido sentiu-se motivado a ajudar o bumbá a sair da difícil situação financeira e administrativa. Revoltados, decidiram agir na formação de uma chapa que pudesse fiscalizar e colaborar com a gestão do boi. “Nós, como sócios-torcedores indignados, a gente precisa realmente se envolver no boi pra mudar. Trazer essa credibilidade e levar a gestão pro boi e, principalmente, a união que vai fazer a grande mudança. A nossa intenção é essa, unir o boi, fazer uma grande gestão pra trazer de volta a credibilidade, que está esquecida”, explica.

O Conselho atua na fiscalização das ações da presidência, de forma específica, nas movimentações financeiras do bumbá. Para a membro da chapa e sócia vermelha, Wanderléia Ribeiro, o conselho precisa ter independência para exercer suas funções com seriedade e credibilidade. “A importância de lançar uma chapa independente reside na lisura do processo, a fim de que, futuramente, o conselho fiscal posso atuar sem esbarrar em eventuais acordos de campanha”, explica.

A chapa vai concorrer de forma independente de qualquer grupo à presidência. O fato surpreeendeu de forma positiva o sócio, compositor e produtor musical, Alder Oliveira, que elogiou a iniciativa dos membros. “Eu dei os parabéns pra eles em relação a nova proposta de ser independente. Acho legal, fantástico, diferente, porque geralmente as chapas são unificadas com a presidência e já vejo uma mudança. Isso é importante pro processo democrático dentro do boi”, revela.

Uma das políticas de atuação do grupo durante a campanha é acompanhar todos os candidatos à presidência do boi para conhecer as propostas, avaliar a atuação e, antecipadamente, iniciar o trabalho de fiscalização, função principal de um Conselho Fiscal.