13/05/2024

Conselho de Ética do Garantido impugna edital de convocação para assembleia de prorrogação do mandato de Antônio Andrade 

Gilson Almeida | Radar 

radarnewsamazonas@gmail.com

O Conselho Fiscal do Boi Garantido impugnou o edital de convocação para a Assembleia Geral que tratará sobre a prorrogação de mais um ano do mandato de Antônio Andrade como presidente do bumbá. A assembleia está marcada para o dia 04 de março.

Conforme o documento assinado pelo presidente do Conselho Fiscal, Gerson de Oliveira Rodrigues, o colegiado dá o prazo de 48 horas para Antônio Andrade cancelar a assembleia.

A tentativa de prorrogação do mandato do atual presidente foi vista por sócios que são contra a ação de golpe.

Em entrevista exclusiva ao Radar News Amazonas, Antônio Andrade disse que não se trata de golpe e usa o artigo 25, VIII do Estatuto, como fundamento para realizar a assembleia. Além disso, Andrade salientou que ficou um ano sem levar o Garantido para o Festival por conta da pandemia da Covid-19 e, por esta razão, almeja prorrogar seu mandato por mais um ano, como fez Jender Lobato, presidente do Boi Caprichoso.

Por outro lado, o Conselho Fiscal argumentou que conforme o artigo 74 do Estatuto, o mandato das chapas eleitas, representadas pelo presidente e vice-presidente, Conselho de Ética e Conselho Fiscal é de três anos e não há nenhuma vinculação ou menção a realização de três festivais.