15/05/2024

Comunitários do Paraná de Parintins do Meio resgatam filhote de peixe-boi

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com

Um filhote de peixe-boi foi resgatado por comunitários do Paraná de Parintins do Meio, zona rural do município. O animal estava preso em uma malhadeira. No intuito de ajudar, os comunitários retiraram o filhote da rede de pesca e o colocaram em uma caixa d’água. Ontem (29) eles entraram em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) em busca de informações sobre o que fazer com o mamífero.

“Nós entramos em contato com o pesquisador do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), o doutor Anselmo, e a orientação dele foi de que soltasse o filhote imediatamente no mesmo local onde ele foi encontrado porque a mãe estaria ali por perto procurando pelo filhote e como há comunicação entre eles eles iriam se encontrar”, disse o engenheiro florestal da Sedema, Wescley Tavares.

“As vezes no intuito de ajudar você acaba pegando esse animal e levando e você retira o animal que poderia sobreviver na natureza por mais de 65 anos, que é o período de vida de um peixe-boi adulto”, completou.

Os comunitários vão fazer o monitoramento da área durante dois à três dias e se eles observarem que o filhote de peixe-boi continua nadando no local sem a mãe será feito o resgate do animal.

O peixe-boi é um animal protegido por lei e está ameaçado de extinção. A caça da espécie e a comercialização pode ser punida com até dois anos de prisão.

De acordo com o art. 29 da Lei de Crimes Ambientais, é proibido matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre.

Saiba como lidar com essa situação:

Cartilha_Soltura_Peixe-boi_compressed