15/05/2024

Alvo da operação do MPAM e da PF, general Carlos Alberto Mansur é exonerado e coronel Vinicius Almeida assume a SSP-AM

Foto: Divulgação/ALE-RR

Após ser alvo da operação “Comboio” deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pela Polícia Federal nesta terça-feira (29), o general Carlos Alberto Mansur foi exonerado do cargo de secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Em nota, O Governo do Estado informou que a exoneração teve como objetivo de que não haja qualquer tipo de interferência nas investigações e destacou que os servidores efetivos, também investigados e alvos da operação, foram imediatamente afastados das funções que ocupavam e as demais providencias administrativas serão adotadas a fim de esclarecer os fatos. Já os servidores comissionados foram exonerados dos cargos. “Por fim, o governo reforça que está auxiliando nas investigações, prestando todas as informações necessárias e que não compactua com quaisquer irregularidades ou atos ilícitos cometidos por servidores públicos”, diz trecho da nota.

A operação Comboio ocorreu de forma simultânea em Manaus e Apuí, no Amazonas, e na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências da alta cúpula da pasta.

As investigações tiveram início no Ministério Público do Estado do Amazonas, após informações de que um grupo de pessoas ligado à pasta teria se estruturado de forma ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem mediante a prática de infrações penais.

Há indícios de que os crimes teriam ocorrido no âmbito do núcleo especializado em operações de trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

A Polícia Federal investiga as seguintes condutas: organização criminosa, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e peculato.

Além do general Carlos Alberto Mansur, outros cinco integrantes da cúpula da Secretaria de Segurança do Amazonas foram alvo da operação, sendo dois capitães do Exército, um delegado da Polícia Civil, um coronel e Victor Mansur, filho do ex-secretário de segurança e suspeito de envolvimento em roubos de carregamento de ouro e pagamentos de propinas.

O nome da operação Comboio faz alusão a maneira como o grupo investigado atuava. Via de regra, partiam em direção aos locais onde seria praticado o ilícito utilizando veículos oficiais, transitando de maneira organizada, sob a guarda de uma escolta.

Governador do Amazonas, Wilson Lima, reúne cúpula da segurança e apresenta novo titular da SSP-AM

Coronel Vinicius Almeida assume SSP-AM. — Foto: Bruno Zanardo/Secom

O governador Wilson Lima se reuniu, na noite desta terça-feira (29/08), com a cúpula da Segurança Pública do Estado e anunciou o coronel Vinicius Almeida como novo secretário de Segurança. Até esta terça-feira, o coronel respondia como comandante-geral da Polícia Militar.

Wilson Lima estava em Brasília, onde participou de sessão que reuniu governadores dos estados e do Distrito Federal para discutir a PEC 45/2019, que trata da reforma tributária e adiantou a volta para o estado.

Durante a reunião, Wilson Lima também anunciou que o coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE), como novo comandante da Polícia Militar do Amazonas e confirmou a permanência do coronel Orleilso Muniz à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do coronel Paulo Cesar Gomes, no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e do delegado Bruno Fraga como Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

O governador reforçou aos comandantes do Sistema de Segurança que o foco deve ser mantido e o trabalho de combate à criminalidade segue sendo realizado na capital e no interior.