Projeto de Lei de Márcia Baranda estabelece limpeza periódica da rede pluvial em áreas de risco de enchentes e inundações
“Várias iniciativas, neste sentido, já foram convertidas em Lei em outros municípios de nosso País. Motivada pela necessidade urgente de assegurar a proteção de nossa população e a preservação das condições adequadas de infraestrutura urbana e diante dos desafios que estamos enfrentando por conta de eventos climáticos extremos em todo estado” afirma a vereadora Márcia Baranda (UB).
A rede pluvial desempenha um papel muito importante na drenagem das águas das chuvas e na prevenção de inundações. A região amazônica é um exemplo de muitas chuvas ao longo dos meses. Ocorre que a eficiência dessa infraestrutura pode ser comprometida por causa de detritos, sedimentos e obstruções, o que aumenta o risco de alagamentos e enchentes indesejadas. A limpeza e a manutenção periódica garantem o fluxo adequado das águas pluviais e evitam a deterioração.
As áreas de risco identificadas e que, frequentemente, experimentam graves problemas relacionados a alagamentos que podem afetar a segurança e o bem-estar dos cidadãos, além de causar danos materiais e impactos econômicos.
O Projeto de Lei de Márcia Baranda visa contribuir para que essas áreas possam ter intervenção proativa e sistemática do Poder Público em colaboração com a comunidade, havendo trabalho em conjunto para a prevenção desses alagamentos.