Prefeitura de Parintins efetiva 75 agentes comunitários de saúde e de endemias
O prefeito Bi Garcia certificou 69 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e seis Agentes de Combate às Endemias (ACE) na última semana. Com essa ação, a Prefeitura de Parintins efetivou os profissionais aprovados no processo seletivo realizado em 1999, durante a gestão de Heraldo Maia. A demora na efetivação ocorreu devido a problemas na execução do seletivo, mas recentemente houve autorização do Ministério da Saúde e do Tribunal de Contas para a certificação e efetivação dos profissionais.
A solenidade aconteceu no Centro do Idoso Pastor Lessa e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Associação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, dos profissionais efetivados e suas famílias.
O prefeito Bi Garcia lembrou que, quando ainda era vereador, conseguiu trazer para o município de Parintins as vagas de agentes comunitários de saúde e de endemias. “Eu era vereador de oposição naquele momento, mas trabalhei exatamente dentro dos meus princípios de ajudar a população, independente de que lado eu esteja. Chamei o então prefeito da época e fomos a Brasília, conseguindo junto ao ex-ministro da Saúde, José Serra, e com o apoio do ex-deputado federal Arthur Neto, vagas para esses profissionais tão importantes”, recordou.
Entre os efetivados está a agente comunitária de saúde aposentada Eleni Glória, que destacou a luta da classe para chegar a esse momento. “O prefeito está honrando esse compromisso. Estamos muito felizes e agradecidos a Deus primeiramente, ao prefeito, e ao secretário. Hoje é dia de comemoração”, comemorou.
Da zona rural, Márcio Correa agradeceu a oportunidade de ele e seus colegas serem efetivados. “Hoje nós temos a melhor saúde do interior do Amazonas. Passaram-se 24 anos, mas tudo acontece no tempo de Deus. E hoje é um momento de gratidão ao prefeito e aos colegas. É uma gratidão muito grande para nós”, pontuou.
O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, falou da importância do ato e do trabalho de valorização realizado pelo município. O presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Josafá Santos, lembrou da luta da classe para chegar a esse momento e enalteceu o poder público.