PMAM prende mais de 400 pessoas e reduz em 37% roubos a veículos nos bairros da zona leste de Manaus
O apoio da população nas denúncias tem contribuído diretamente para as prisões, apreensões e retirada de armas de circulação
O balanço do primeiro semestre deste ano aponta que a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão Leste, prendeu 410 pessoas, apreendeu 76 armas de fogo, recuperou 103 veículos com restrição de roubo ou furto e apreendeu 72 quilos de drogas, em ações e operações de policiamento, nos bairros que abrangem toda a zona leste da capital amazonense.
Comparado com o ano passado, os dados apontam que, no período de janeiro a maio, o trabalho das oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) subordinadas ao Batalhão Leste, reduziu em 37% os roubos a veículos e 14,5% os crimes de homicídios. Ainda neste período, houve uma redução de 15% em roubos a residência, de 39% a roubos em transportes coletivos e 40% em roubos em estabelecimentos comerciais.
O comandante do Batalhão Leste, tenente-coronel PM Wener Vieira, relata que, além de todo o trabalho realizado pela PMAM, o apoio da população nas denúncias tem contribuído diretamente para as apreensões e a retirada de armas de circulação da zona leste, uma das regiões com maiores índices criminais.
“Nós conseguimos reduzir em 37% os roubos a veículos na área da zona leste, utilizando não só as operações, mas também o sistema de inteligência, o sistema do ‘Paredão’ e, claro, a população que tem contribuído de maneira ativa e participativa. Dessa forma conseguimos executar a apreensão de drogas, munições e presos, que comparado ao ano passado, aumentamos em 15% a quantidade de prisões. Somente este ano, fizemos a detenção de 410 pessoas”, enfatizou o comandante.
O resultado na redução dos índices criminais realizado pelo Batalhão Leste é composto pela produtividade de todas as suas subordinadas: 4ª, 9ª, 11ª, 14ª, 25ª, 28ª, 29ª e 30ª Cicoms.
As unidades policiais realizam o policiamento ostensivo nos bairros como o Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Mauazinho, Puraquequara, São José Operário, Tancredo Neves e Zumbi dos Palmares.
Aumento de apreensões de armas e munições
A PMAM registrou, no primeiro semestre do ano, um total de 656 armas apreendidas na capital e interior do estado. O número representa um aumento de 13,69% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a corporação apreendeu 577 armas de janeiro a junho de 2023. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Além do aumento na apreensão de armas, a PMAM também teve aumento no número de armas brancas apreendidas. De janeiro a junho de 2024, as ações policiais apreenderam 491 armas brancas, uma evolução de 40,29% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, quando foram apreendidas 350 armas brancas.
As apreensões de munições apresentaram o maior percentual de aumento, com 10.359 apreensões em 2024 e 4.090 em 2023, o equivalente a um aumento de 153,28%.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.