Parintins se prepara para uma possível seca mais severa do que do ano passado

0

Foto: Yuri Pinheiro.

Gilson Almeida e Eduardo Gomes | Radar

radarnewsamazonas@gmail.com 

De acordo com as projeções dos órgãos que monitoram o clima, deveremos ter neste ano uma vazante mais severa se comparado ao ano passado. A vazante começou com duas semanas de antecedência e os rios não atingiram a média histórica de seus níveis. O Acre por onde passa os rios Purus e Juruá, afluentes do rio Solimões/Amazonas decretou há 1 mês Estado de Emergência em todo o Estado. Em Rondônia, foi proibida a navegação noturna no Rio Madeira, cujo nível está muito baixo além do normal para a época.

Parintins já sofre os efeitos da estiagem e da vazante do Rio Amazonas. O rio está 2 metros e 98 centímetros abaixo da cota registrada em 21 de junho de 2021, quando bateu a marca de 9m46cm. A última medição aferida em 12 de julho deste ano registrou a marca de 6m48cm.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Adilson Fonseca, o rio está secando cerca de 2 centímetros por dia. Ano passado quase 30 comunidades situadas nas regiões do Jacú, Uaicurapá, Tracajá, Mocambo e Caburi foram afetadas pela estiagem em que ficaram isoladas e tiveram dificuldades para capitação de água para o consumo.

Além do isolamento e dificuldade para acesso a água potável, as doenças mais comuns durante a estiagem são doenças diarreicas agudas e respiratórias devidas as queimadas, em que são acometidas principalmente em crianças e idosos, como informa a enfermeira Elize Farias, coordenadora de Ações de Saúde Rural. Ainda conforme Elize, o município está fazendo o monitoramento e realizando ações de prevenção.

Durante a seca do ano passado, a Prefeitura de Parintins abriu estradas e ramais para o deslocamento de pessoas e para o escoamento da produção. Além disso, foi realizado uma força-tarefa para a entrega de cestas básicas com frango e água mineral para as famílias afetadas pela estiagem. Segundo o subsecretário de Assistência Social, Marcos Lima, com parceria da Prefeitura de Parintins com os governos estadual e federal, foram entregues cerca de 16 toneladas de alimentos para 7.760 famílias de 145 comunidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *