Segunda, 28 de Abril de 2025
23°C 31°C
Parintins, AM
Publicidade

Foto

Prosai Parintins avança com as obras dos reservatórios de água, fase importante para a ampliação do abastecimento

A capacidade de armazenamento é de 1,2 milhão de litros e as estruturas erguidas vão garantir a segurança hídrica

Redação
Por: Redação
24/03/2025 às 08h00 Atualizada em 24/03/2025 às 08h09
Prosai Parintins avança com as obras dos reservatórios de água, fase importante para a ampliação do abastecimento
Foto: João Carlos Moraes/UGPE.

As obras dos novos reservatórios de água do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) avançam, com diferentes fases de construção já concluídas. As estruturas estão sendo erguidas para ampliar o abastecimento e garantir segurança hídrica para a população.

As obras do Prosai Parintins são executadas pelo Governo do Amazonas, através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, os quatro reservatórios previstos pelo programa terão capacidade de armazenar 1,2 milhão de litros e as estruturas erguidas vão garantir a segurança hídrica para a população da cidade.

“As obras do sistema de abastecimento de água do Prosai estão evoluindo conforme o esperado. Este ano entregaremos os quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), além de toda a rede de água instalada na cidade, proporcionando que 100% da população tenha água adequada, limpa e tratada”, destaca Campêlo.

No Centro de Reservação e Distribuição (CRD 2), localizado próximo ao Bumbódromo, os pilares e vigas pré-moldadas já foram concretados, e as estacas da fundação foram finalizadas. Atualmente, estão sendo executados os blocos e a viga baldrame da fundação.

No CRD 3, no Distrito Industrial, as estacas da fundação foram finalizadas, permitindo o avanço para as próximas etapas da obra. No CRD 4, no bairro Itaúna II, as estacas da fundação também foram concluídas e os pilares e vigas pré-moldadas já atingiram 30% da concretagem.

Os reservatórios apoiados terão capacidade de 375 mil litros cada, enquanto os elevados poderão armazenar até 400 mil litros. Ao todo, quando estiverem funcionando na sua totalidade, terão capacidade para armazenas 1,2 milhão de litros de água.

Conclusão das obras

A previsão para a conclusão das obras nos três CRDs é outubro de 2025. O sistema conta, ainda, com o CRD1, que fica na região da Francesa, onde ainda irão iniciar as obras de perfuração de poços. Os quatro CRDs serão entregues até o final deste ano.

Segundo o coordenador do Prosai Parintins, Leonardo Normando, com a finalização dos reservatórios, a expectativa é de uma significativa melhora na distribuição de água, garantindo maior estabilidade no fornecimento, especialmente em situações de emergência, como quedas de energia. “Essa nova infraestrutura promete beneficiar diretamente a população, assegurando um abastecimento contínuo e eficiente”, afirmou.

Com um investimento de R$ 53,7 milhões, o Sistema de Abastecimento de Água de Parintins vai atender 100% da população urbana do município. As obras vão contemplar a construção de 34 quilômetros de redes de distribuição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias