Sexta, 11 de Julho de 2025
22°C 33°C
Parintins, AM
Publicidade

Foto

Em Parintins, mulheres ocupam cargos de destaque 

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que vai além das homenagens e flores. Sua origem está na luta das mulheres por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e reconhecimento social

Gilson Almeida
Por: Gilson Almeida
08/03/2025 às 15h57 Atualizada em 08/03/2025 às 16h01
Em Parintins, mulheres ocupam cargos de destaque 
Foto: Reprodução.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que vai além das homenagens e flores. Sua origem está na luta das mulheres por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e reconhecimento social. Em Parintins, mulheres dão exemplo disso ao exercerem cargos de destaque. 

Marna de Miranda, primeira mulher parintinense a ser titular da Delegacia Especializada, assegura que ser delegada vai além de exercer o cargo, é um compromisso diário com a Justiça, com a proteção e, acima de tudo, com as mulheres que confiam nela e na sua equipe para serem ouvidas e acolhidas, é estar na linha de frente de desafios que vão além das estatísticas, lidando com histórias reais, dores profundas e a necessidade urgente de mudança.

"Neste Dia Internacional da Mulher reforço meu compromisso com cada mulher que precisa de segurança, respeito e dignidade. Sei que minha presença aqui, assim como a de tantas outras mulheres na segurança pública, é um símbolo de resistência e transformação. Seguimos firmes, porque sabemos que cada passo que damos fortalece não apenas a justiça, mas a esperança de um futuro mais igualitário e seguro para todas. Em 2023 eu ouvi da nossa eterna Vandineth Pires a seguinte afirmativa: "Eu conheço dois tipos de mulheres, as mulheres fortes e aquelas que ainda não conhecem a sua força". Por esse motivo nós seguimos firmes sem distrações", frisou.

A luta por mais espaço e igualdade às mulheres é diária. Apesar dos avanços, ainda há muito a se conquistar. Na política, por exemplo, os homens ainda são a maioria. Prova disso é a Câmara Municipal de Parintins onde saiu de três para apenas uma vereadora de um total de 13 parlamentares. Nas eleições 2024, a única mulher eleita como vereadora foi Márcia Baranda que está no seu segundo mandato. 

"Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, uma data para celebrar a força e determinação e a importância de cada mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Quero homenagear todas as mulheres da nossa cidade que enfrentam desafios com coragem e fazem a diferença todos os dias, seja em casa, no trabalho, nos negócios, na política, onde estiverem. Vocês são inspiração. Como procuradora da Mulher afirmo o compromisso na defesa do direito de todas nós. Sigamos juntas conquistando mais respeito, oportunidade e reconhecimento. Feliz Dia da Mulher!", falou Márcia Baranda. 

Ainda falando sobre a participação da mulher na política, nas eleições 2024 teve um grande feito. Para o cargo de prefeita teve duas candidatas com Brena Dianná e Michele Valadares e uma candidata a vice-prefeita com Vanessa Gonçalves, sendo que Brena e Vanessa estavam no cargo de vereadora. Se na Câmara Municipal há ausência de mulheres no parlamento, na Prefeitura de Parintins aconteceu algo histórico, teve a primeira mulher eleita vice-prefeita. 

"É um motivo de muita alegria para meu coração poder representar tantas mulheres parintinenses, as mulheres que de alguma forma deixaram sua marca registrada ao longo de muitas décadas. Estou aqui hoje nesse papel também por conta de muitas mulheres que confiam em acreditam no nosso potencial e sou muito grata e dizer que estarei representando cada uma delas na prefeitura. É um momento histórico na nossa vida, é um momento de muita alegria, é um momento de querer trabalhar mais pelo nosso município que tanto nós amamos", disse Vanessa Gonçalves. 

Reflexão e Ação

O Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de reconhecimento, mas também de reflexão sobre como cada pessoa pode contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Seja apoiando políticas de equidade, denunciando discriminações ou simplesmente ouvindo e respeitando as mulheres ao seu redor, cada ação conta. Mais do que uma data comemorativa, 8 de março é um chamado para a ação!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias