O prefeito Mateus Assayag anunciou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21) o pagamento dos Precatórios da Educação que inclui recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A coletiva aconteceu no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa. De acordo com Mateus, com o pagamento dos precatórios será injetado na economia do município cerca de R$ 13.600.000 (Treze milhões e seiscentos mil reais). Vão receber esse recurso 814 professores que atuaram de 2003 a 2006.
Participaram do evento a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, o ex-prefeito Bi Garcia, a secretária de Educação, Gizelle Soares, o presidente Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores da Educação Pública Municipal de Parintins (Sinptempin), Francisco José, o presidente da Câmara, Cabo Linhares, os vereadores Telo Pinto, Azamor Pessoas, Julvan Medeiros, Adson Príncipe, Fábio Cardoso e Fernando Cardoso, além de outros representantes da Educação.
O Decreto para o pagamento dos Precatórios do Fundef foi assinado pelo prefeito Mateus Assayag dia 16 de janeiro e desde então foi realizado o recadastramento dos profissionais da Educação.
Mateus Assayag destacou que essa é uma luta de 17 anos na Justiça e que teve muitas mãos, como do ex-prefeito Bi Garcia, ex-deputado federal Marcelo Ramos, dos deputados federais Sidney Leite e Saullo Vianna, dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, da deputada estadual Mayra Dias e do saudoso professor Renner Dutra quando estava como secretário de Educação e dos professores.
Assayag informou ainda que o recurso será creditado hoje e neste sábado (22) estará na conta dos professores. "É uma vitória importante no dia de hoje e um dia histórico para Parintins. Foi uma luta de muitas mãos, de muita força dos professores. Eu fico extremamente feliz de ter feito parte também dessa luta enquanto estava como vereador assim como a Vanessa e toda a Câmara de Vereadores que ainda no ano passado aprovou e autorizou o Executivo a fazer esse pagamento e hoje como prefeito de Parintins estou tendo essa honra depois dessa luta intensa de todos, poder injetar na economia de Parintins algo entorno de R$ 14 milhões com o pagamento dos precatórios dos professores", disse Mateus Assayag.
O ex-prefeito Bi Garcia celebrou o início do pagamento dos precatórios e parabenizou os professores que receberão esse recurso. "Nós entramos com essa ação na Justiça em 2008 e toda a bancada federal começou a pressionar o Governo Federal. Nós ganhamos e o Governo Federal recorreu e fomos até as últimas instâncias, por isso passou 17 anos para que a gente pudesse estar hoje festejando esse momento importante para a economia do município e também para o povo de Parintins", comemorou Bi Garcia.
O presidente do Sinptempin, Francisco José, destacou a vitória da classe dos professores. "Hoje é um dia de comemorar. A gente ficou acompanhando todos esses anos e a gente foi agraciado de estar no cargo de presidente do Sindicato e foi nessa relação de diálogo para gente conseguir esse pagamento hoje para os professores", destacou.
Do montante, 60% será para pagamento dos professores e 40% será para a Prefeitura de Parintins investir na Educação.
O profissional que tiver algum problema no depósito do dinheiro na sua conta bancária deve se dirigir à Secretaria Municipal de Educação para ser feita a regularização.