As polícias Civil e Militar impediram no sábado (12) mais uma ocupação de terras particulares dessa vez no Ramal do Reis, na comunidade do Macurany. De acordo com os policiais, os ocupantes já haviam danificado mais de 200 metros das cercas das propriedades.
"Durante as diligências, os invasores já haviam se evadido do local. Os proprietários já registraram o boletim de ocorrência na delegacia e o fato será investigado pela 3ª Delegacia Interativa de Polícia Civil de Parintins", informou o delegado Adilson Cunha, quem comandou a a ação policial.
No mês de março, a Justiça determinou a reintegração de posse e cessação de qualquer intervenção nas áreas de vegetação nativa situadas nos locais denominados “Shangai”, “Areial” e “Áreas Verdes do Bairro Tonzinho Saunier”, bem como a imediata desocupação pelos invasores que ocupavam o local desde fevereiro de 2025. Foi concedido o prazo de 48 horas aos ocupantes para que desocupassem os imóveis, cessando, qualquer atividade de degradação, sob pena de prisão e responsabilidade criminal por desobediência a decisão judicial. A determinação também prevê que aqueles que permanecerem na área recebam multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por pessoa, individualmente, e sob pena de se incorrer em crime de desobediência (art. 330 do CP).