Segunda, 28 de Abril de 2025
23°C 31°C
Parintins, AM
Publicidade

Foto

MPAM realiza reunião para preservar validade de concurso público em Manacapuru

Regularizar a falta de transparência identificada no certame e garantir que os candidatos aprovados não tenham prejuízo estavam entre os tópicos

Redação
Por: Redação
10/04/2025 às 15h47
MPAM realiza reunião para preservar validade de concurso público em Manacapuru
Foto: Lucas Silva/Amazonastur.

Para garantir a validade do último concurso público de Manacapuru, com correção das irregularidades identificadas, e reduzir possíveis prejuízos aos candidatos aprovados, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 3ª Promotoria de Justiça da comarca, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10/04), com representantes da prefeitura, de duas comissões representantes dos aprovados e do Instituto Merkabah — banca responsável pela execução do certame. 

A reunião, presidida pela promotora de Justiça Emiliana do Carmo Silva, titular da 3ª PJ de Manacapuru, teve como objetivo regularizar as pendências do concurso que poderiam causar prejuízos significativos aos candidatos aprovados, preservar a validade e certificar-se do comprometimento por parte da empresa organizadora em fornecer toda a documentação necessária para o esclarecimento dos fatos identificados. 

“A atuação do Ministério Público, nestes casos, é fundamental para garantir que os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e transparência sejam respeitados nos concursos públicos. Nosso objetivo é sempre zelar pela correta aplicação da lei, não perdendo de vista os interesses dos aprovados”, comentou.  

De acordo com a promotora de Justiça, a reunião alcançou seu propósito, mediante um diálogo entre as partes que tornou possível um acordo para regularização das pendências identificadas no concurso público, estipulando prazos e procedimentos legais. 

Contexto

Os editais 2 ao 7 do concurso público ofereciam 2.621 vagas para cargos em diversas secretarias e encontram-se anulados desde dezembro de 2024, após a Promotoria de Justiça identificar desigualdade nas condições do certame e ajuizar a Ação Civil Pública (ACP) 0611424-64.2024.8.04.5400. 

Na ação, o Ministério Público argumentou sobre a impossibilidade de os candidatos se inscreverem às vagas de cotas, após retificação do edital, além de: indisponibilização e não publicação do espelho do cartão-resposta e dos extratos dos recursos; inconsistências na relação candidato-vaga; classificação de candidatos em cargos distintos com provas no mesmo dia e horário; candidatos apontados como ausentes/desclassificados, mesmo após aparecerem classificados; e impossibilidade de interposição de recurso na avaliação psicológica. 

Texto: Ramon Oliveira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
AnnekezeHá 3 semanas AmConfiando em Deus e na justiça. Tudo vai acabar bem.
Mostrar mais comentários
Foto: Gilson Almeida.
Busca por moradia Há 2 dias

Após audiência pública, juiz irá se reunir com órgãos públicos em busca de soluções para o problema das ocupações irregulares em Parintins

O evento foi presidido pelo juiz Nilo da Rocha Marinho Neto, da 2.ª Vara da Comarca de Parintins

Foto: Divulgação.
Política Há 6 dias

Cabo Linhares cobra Amazonas Energia soluções para problema de energia no Mamuru

“É inadmissível que nossos cidadãos fiquem tanto tempo sem um serviço essencial como a energia elétrica“, destacou.

Foto: Divulgação.
Poder Há 2 semanas

Secretário de Presidente Figueiredo é exonerado após ser flagrado supostamente fazendo troca irregular de produtos na loja da Havan em Manaus

A exoneração dele foi publicada na terça-feira (15) no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Amazonas

Foto: Alex Pazuello/ Secom
Ações emergenciais Há 2 semanas

Governo do Amazonas antecipa ações emergenciais de enfrentamento ao período de cheia nos municípios

Ações abrangem o envio de ajuda humanitária, reforço na área da saúde, apoio ao setor primário e ampliação do acesso à água potável

Foto: Divulgação.
Festival de Parintin Há 2 semanas

Portaria prevê regras para participação de menor no Festival Folclórico de Parintins e cria prêmio “Amigos dos Curumins”

A portaria considera indispensável enfatizar e regulamentar ações preventivas, administrativas e fiscalizadores, a fim de conscientizar os pais, a sociedade e as autoridades para que a criança e o adolescente sejam reconhecidos como sujeitos de direitos e recebam com absoluta prioridade a proteção integral

Lenium - Criar site de notícias