O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convida apoiadores para participarem no domingo (6), às 14h, na Avenida Paulista, de um ato a favor de anistia dos presos por tentativa de golpe ocorrido dia 8 de janeiro de 2023, o que terminou na depredação contra as sedes dos Três Poderes.
Dia 26 de março, por unanimidade, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus pela tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro.
Para o ato de domingo (6), Bolsonaro também convidou alguns governadores da direita. Os governadores convidados foram Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). O convite também se dá numa tentativa de Bolsonaro de se reaproximar dos governadores da direita, após um longo período distante, para evidenciar sua influência política para as eleições de 2026.
Na primeira manifestação, em março, no Rio de Janeiro, apenas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) compareceu. O convite aos demais governadores ocorre em meio a um desconforto do ex-presidente com o Tarcísio em se lançar como sucessor de Bolsonaro.
Na sexta-feira (4), Jair Bolsonaro irá se encontrar com Ratinho Jr., que tem defendido o projeto da anistia em uma estratégia clara de ganhar a simpatia do bolsonarismo. Os dois devem almoçar em Curitiba e depois visitar a Expo Londrina, uma feira de agricultura e indústria.
A visita de Bolsonaro ao Paraná será no mesmo dia do lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à disputa presidencial de 2026, em Salvador (BA), com quem Bolsonaro já trocou farpas.