Marina Pandolfo é alvo de matéria tendenciosa e se pronuncia a respeito

0

Marina Pandolfo – Tia de Cassia

Na tarde desta quarta-feira, 03/07, o Portal do Zacarias publicou em seu site uma reportagem contra a atual Prefeita de Nhamundá e pré-candidata à reeleição, Marina Pandolfo, afirmando que fora denunciada à Polícia Federal por corrupção e por extorquir empresários que têm contratos com a prefeitura.

A presente reportagem entrou em contato com a atual Prefeita para que fosse aberto o espaço para dar explicações. Na oportunidade, informou que não possui conhecimento e não foi notificada sobre nenhuma denúncia. Mas, se houver, afirma estar tranquila e que irá esclarecer os fatos perante as autoridades competentes. Marina afirma que a matéria tendenciosa dá-se por conta das eleições que se aproximam e está sendo alvo de perseguição através de acusações infundadas.

Para que o leitor possa entender o contexto, a atual prefeita e candidata à reeleição no município de Nhamundá/AM, Marina Pandolfo, é tia da pré-candidata no mesmo município, Sra. Ana Cassia (AVANTE), esposa do ex-prefeito Nenê Machado.

Marina Pandolfo – Tia de Cassia
Ana Cassia – Sobrinha de Marina Pandolfo.
Nene Machado, ex-prefeito de Nhamundá, ao lado da Marina, atual prefeita

Nas eleições municipais de 2020, o ex-prefeito Nene Machado apoiou a atual prefeita e pré-candidata à reeleição, Marina Pandolfo, mas acabaram possuindo desentendimentos políticos que os afastaram. Diante disso, o ex-prefeito Nene, por estar inelegível, decidiu indicar a sua esposa (sobrinha de Marina) para ser pré-candidata, porém, para sua surpresa, não sabia que a mesma se encontrava também inelegível.

A pré-candidata Ana Cassia (AVANTE) encontra-se inelegível por conta da não prestação de contas nas eleições municipais de 2016, quando concorreu para o cargo de vereadora no município de Nhamundá/AM, pelo partido PROS. A legislação eleitoral afirma que, enquanto perdurar a pendência de regularização de tais contas, a pré-candidata não fica quite com a justiça eleitoral, e portanto, não consegue emitir a sua quitação eleitoral.

Por conta disso, em 15 de junho de 2024, a pré-candidata requereu a regularização das suas contas junto à Justiça Eleitoral, autuado sob o nº 06000025-72.2024.6.04.0043. Após isso, a Zona Eleitoral de Nhamundá expediu edital de impugnação, então o Partido SOLIDARIEDADE, representado por seu Presidente, Sr. Ary Colares, impugnou o requerimento afirmando que a pré-candidata não faz jus a regularização de suas contas, devendo ficar sem quitação eleitoral.

Atualmente, o processo se encontra com prazo aberto para que a Sra. Ana Cassia apresente sua Defesa e enquanto isso não for resolvido, está impedida de obter a sua quitação eleitoral e, portanto, está impedida de concorrer nas eleições de 2024.

Ana Cassia segue inelegível, assim como seu marido, o ex-prefeito Nene Machado, por determinação do Tribunal de Contas da União. Segundo Certidão expedida pelo próprio Tribunal, nos processos nº’s 006.200.2019-2 e 001.277/2017-0, o ex-prefeito teve suas contas julgadas irregulares, porque não comprovou que aplicou regularmente os recursos repassados pela União de programas e convênios, e, por isso, acabou sendo condenado a devolver os valores usurpados, bem como sendo multado, ao final.

O ex-prefeito é conhecido na cidade de Nhamundá/AM por conta de sua personalidade raivosa, além disso, é Réu em alguns processos na Justiça Federal, tanto na condição de empresário por violar normas ambientais, como também na condição de gestor público, podendo citar como exemplo o processo nº 1003689-43.2018.4.01.3200, investigado por atos de improbidade.

Em relação ao jornalista Sebastião Lucivaldo, popularmente conhecido como Zacarias, atual proprietário do Portal do Zacarias, que divulgou a matéria tendenciosa e sensacionalista, sabe-se que o mesmo é alvo de inúmeras ações que tramitam no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM) e no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), sendo que tais ações possuem como objeto os crimes de injúria, calúnia e difamação. Ao consultarmos o site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM), por exemplo, o jornalista possui 49 processos, entre processos cíveis e criminais.

Além disso, no dia 03 de maio de 2022, foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto Eduardo Gomes, sendo enquadrado no artigo 324, §1º, da Lei nº 4737/65 (Código Eleitoral), justamente por ter sido condenado pela 2ª Zona Eleitoral da Comarca de Manaus/AM. Ou seja, é de conhecimento público que o jornalista ataca a honra e a imagem dos cidadãos e autoridades amazonenses, assim como fez com a prefeita Marina Pandolfo.

A disputa política no município de Nhamundá/AM, antes mesmo de começar o início da corrida eleitoral, já dá indícios de que será uma disputa com muitos embates, mas conforme avalição e pesquisa divulgadas recentemente, o caminho da reeleição da atual Prefeita e pré-candidata à reeleição, Marina Pandolfo, é natural que aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *