Márcia Baranda solicita adesão de Parintins ao Programa de Equidade de Gênero e Raça no SUS
A vereadora Márcia Baranda (UB) apresentou uma indicação solicitando que a Prefeitura Municipal de Parintins adote ao Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, tem como objetivo combater desigualdades de gênero e raça entre as profissionais de saúde, além de promover ações que melhorem as condições de trabalho e o bem-estar das trabalhadoras.
De acordo com a vereadora o programa é essencial para o município, pois impactaria diretamente a vida de inúmeras profissionais da saúde em Parintins. “Este é um passo importante para enfrentarmos as desigualdades estruturais de gênero e raça que ainda estão presentes no sistema de saúde e para garantirmos melhores condições de trabalho para as mulheres que se dedicam à saúde pública”, destacou a vereadora.
O programa nacional conta com diretrizes que visam promover a equidade de gênero e raça, enfrentando as violências no ambiente de trabalho, acolhendo trabalhadoras em períodos como a maternidade e oferecendo suporte à saúde mental. Além disso, o programa prevê a formação permanente de profissionais de saúde com um enfoque específico nas interseccionalidades que influenciam o ambiente de trabalho.
Márcia Baranda enfatizou a importância da adesão de Parintins a essa política federal para que o município também atue como promotor de igualdade, defendendo direitos entre gêneros e etnias.