Estudantes japoneses de Medicina participam da equipe da UBS Fluvial esta semana
Três estudantes finalistas da Escola de Medicina da Universidade de Keio, localizada em Tóquio, Japão, estarão na UBS Fluvial Lígia Loyola esta semana compondo a equipe. O trabalho supervisionado faz parte de um intercâmbio da Universidade de Keio com o Brasil, que já dura 47 anos. Os estudantes são Yuri Banno, Haruki Fujitsuka e Sayaka Harada. Na manhã desta segunda-feira, a equipe esteve na Secretaria de Saúde para uma reunião com o secretário Clerton Rodrigues e a equipe técnica da Secretaria.
A presença dos estudantes vem sendo organizada há aproximadamente seis meses e contou com a participação da Associação Nipo-Brasileira de Parintins. Eles embarcam na noite desta segunda-feira para a região do Uaicurapá e acompanharão o atendimento à população juntamente com a equipe da UBS fluvial.
Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, o intercâmbio internacional iniciado nesta segunda-feira é mais uma parceria estabelecida com universidades. Ele lembrou que o município já conta com ações conjuntas com a Universidade do Estado do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas o Hospital Sírio-Libanês, entre outros.
“É um projeto extremamente importante. A Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Saúde abraçaram este projeto porque sabem da importância do trabalho que a UBS fluvial realiza. É muito gratificante para todos nós. É um reconhecimento ao trabalho que a Prefeitura realiza”, salientou.
Yuri Banno expressou sua alegria em estar na Amazônia realizando o intercâmbio, com o intuito de colaborar com a saúde da população. “Estou aqui no Amazonas e espero ter a oportunidade de ajudar os pacientes. O sistema de saúde é bem diferente do que no Japão, mas estou muito feliz, animado e farei o meu melhor”, disse o estudante.
O presidente da Associação Nipo-Brasileira, Eliseu Inonata, lembrou que recentemente cinco estudantes de Parintins foram ao Japão em intercâmbio. Ele ressaltou o trabalho em parceria do município de Parintins com o Japão. “Através dessa ligação entre Parintins e Japão, recebemos hoje os estudantes da Universidade de Keio para esta experiência. Esperamos que no futuro possamos trazer muitos mais alunos”, afirmou Eliseu.