Em Humaitá, Wilson Lima vistoria local para a construção de novo posto do Corpo de Bombeiros
Novo espaço vai possibilitar o atendimento de ocorrências com mais rapidez no município
O governador Wilson Lima realizou, na sexta-feira (02/08), uma vistoria onde será instalado o novo posto do Corpo de Bombeiros no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), no sul do Amazonas. Além disso, o governador acompanhou a entrega de uma ambulância para ampliar o atendimento às vítimas de acidentes na cidade.
“Nós estamos trazendo a estrutura dos bombeiros para dentro da cidade porque há uma estrutura que hoje funciona um pouco distante. Isso vai facilitar o tempo de resposta das ações do Corpo de Bombeiros. A ambulância vai garantir o atendimento médico com mais rapidez, vai facilitar o atendimento das ocorrências”, explicou o governador Wilson Lima.
O novo posto será instalado na rua Cinco de Setembro, na área central de Humaitá. O local pertencia a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que juntamente com a Prefeitura do município, assinou a declaração de doação para a corporação.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, o atual posto fica localizado fora do perímetro urbano, a 8 quilômetros de distância da sede. Com as operações no novo local, a expectativa é melhorar o tempo-resposta para as ocorrências.
“Até a viatura se deslocar à cidade, fazer o atendimento da população, seja incêndio em vegetação ou em residências, a localização atrasa muito nossa operação. Estamos felizes com esse terreno porque vamos construir um posto, já existem algumas instalações construídas, mas vamos melhorar para que no futuro a gente faça a inauguração, com viaturas novas e mais efetivo”, afirmou.
Gerenciamento
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a previsão é que até o segundo semestre de 2025 seja implantado o 1º Comando Regional no local. O objetivo é garantir mais segurança para a população de Humaitá e facilitar o gerenciamento estratégico de ações da corporação no sul do Amazonas, conhecida como ‘Arco do Fogo’, que anualmente registra os maiores índices de ações de combate aos incêndios.
O Comando Regional dará suporte na coordenação da Operação Aceiro e demais ações de combate aos incêndios florestais. A unidade operacional será comandada por um tenente-coronel com mestrado em Ciências Florestais e Ambientais.
Humaitá é o quarto município do interior com mais focos de incêndios combatidos pelo Corpo de Bombeiros, por meio da Operação Aceiro 2024. Somente no período entre 3 junho, quando foi lançada a missão, e dia 30 de julho, 600 focos de incêndio foram combatidos no município.