De ponta a ponta: Mateus e Vanessa lideram comícios históricos no Caburi e Mocambo
Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves foram recebidos com festa no “Comício do Amor”, realizado nas Agrovilas do Caburi e Mocambo, neste sábado, dia 22 de setembro. O evento contou com a presença do prefeito Bi Garcia, de candidatos a vereadores representantes da região e de uma multidão de apoiadores que tomou as ruas nas duas localidades.
No Caburi, as famílias fizeram questão de caminhar ao lado de Mateus, Vanessa e do prefeito Bi Garcia. Francisco Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Caburi, destacou o compromisso de Mateus com a comunidade. “Eu voto no 55 de Mateus e Vanessa porque eles conhecem o Caburi e não aparecem aqui só em época de eleição. Confio neles, pois estão sempre próximos de nós”, afirmou.
O apoio espontâneo a Mateus e Vanessa ficou evidente nas casas, nas ruas e no comércio por onde passaram os candidatos da coligação “Parintins em Primeiro Lugar”. Além do Caburi, participaram do evento as comunidades de Palhal, Vila Nogueira, Santa Terezinha, Aduacá, Panauru, Buiçu, Guaribas, Vila Bentes e até da Costa da Águia.
Mateus relembrou o trabalho realizado na localidade, como a conquista de recursos para a construção da Cidade da Criança e o ginásio moderno, obras que, segundo ele, alguns desacreditaram. Ele ressaltou a importância da pavimentação da estrada que liga o Caburi ao Mocambo e ao Monte Sinai. “Essa estrada será um divisor de águas para a região”, afirmou.
Na Agrovila do Mocambo, Mateus destacou sua presença constante, tanto nos períodos de cheia quanto nas estiagens. Junto a Vanessa, ele foi ovacionado pelos moradores e recebeu o apoio dos comunitárias. A confiança da comunidade ficou evidente durante uma caminhada emocionante até o local do comício.
Homenagem e reflexão contra a opressão
O evento foi interrompido por um momento de revolta e emoção, com homenagens ao pequeno Bernardo, filho do policial militar e educador físico Som Melo e de Kannanda Almeida, que faleceu precocemente, aos oito meses, dentre do ventre da mãe, neste sábado.
Som, que trabalhava em Parintins, foi transferido para outro município devido ao fato de seu irmão (Bruno Melo) ser candidato a vereador apoiado por Mateus e Vanessa. Mesmo diante de uma gestação de risco, fato informado oficialmente por Som, o comando não autorizou sua permanência em Parintins.
Visivelmente emocionado, Mateus prestou homenagem a Som Melo e sua família. “Minhas condolências a Som e Kannanda. Infelizmente, a perseguição política afastou um pai de sua família, e agora Som aguarda autorização do comando da polícia para enterrar seu filho”, disse.
O ato foi marcado por um minuto de silêncio e aplausos emocionados em homenagem ao pequeno Bernardo.