Projeto de Lei de Márcia Baranda reivindica que Poder Público forneça fone antirruído para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)
Os fones antirruídos podem ser muito benéficos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em virtude de suas propriedades específicas de redução de ruído e conforto sensorial. Ao diminuir o ruído no ambiente, eles permitem que as pessoas com TEA tenham melhor controle sobre o nível de estimulação sensorial que recebem, podendo ajudar a minimizar distrações e facilitar a concentração, já que hipersensibilidade auditiva pode causar estresse e ansiedade.
A possibilidade de fornecimento de fones antirruídos em espaços públicos e privados de acesso coletivo, mediante solicitação da pessoa com TEA ou de seu responsável legal, tem o objetivo de criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor, garantindo-lhes conforto e acessibilidade sensorial, além de promover a inclusão. Essa medida garante os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade, ajudando a construir uma sociedade mais justa e fraterna.
“A aprovação deste Projeto de Lei representará um avanço muito significativo na promoção dos direitos das pessoas com TEA em nosso município” afirma a Vereadora Márcia Baranda (UB).