Márcia Baranda cria Projeto de Lei para reconhecer, incentivar e homenagear as pescadoras e pescadores em uma semana voltada à categoria
Parintins tem uma forte ligação com a pesca por sua localização privilegiada às margens do Rio Amazonas e seus afluentes. A pesca desempenha um papel importante na economia e na subsistência das comunidades ribeirinhas de Parintins e região. Os rios amazônicos abrigam uma grande diversidade de espécies de peixes, que são uma fonte fundamental de alimento, renda e cultura para os habitantes locais.
O projeto de Lei da vereadora Márcia Baranda (UB) visa a instituir a Semana da Pescadora e do Pescador a ser comemorada anualmente entre os dias 23 a 29 do mês de junho no município de Parintins. Não é somente uma data celebrativa ou de festejos, vai além, porque, entre vários objetivos, procurará incentivar a criação de programas e políticas públicas específicas para a alfabetização, capacitação, formação profissional das pescadoras e pescadores, promover a educação ambiental para instrução sobre programas de pesca sustentável e inclusão social, desenvolver ações que visem atender suas necessidades das e nas áreas de educação, saúde e lazer.
A Semana foi escolhida para ser o início da luta permanente por políticas públicas e o dia 29 de junho porque faz alusão ao Dia de São Pedro, que tinha como ofício ser pescador com muito amor e orgulho.