Em Barreirinha, Freguesia se prepara para celebrar 160 anos da Festa dos Marujos
Já está em pleno vapor os preparativos para a Festa dos Marujos 2024, em Freguesia do Andirá, município de Barreirinha, que acontece de 16 a 26 de dezembro.
A festa é realizada em honra a São Benedito e os marujos fazem parte do festejo como figuras que tocam, dançam e tem indumentárias típicas.
De acordo com Leão dos Santos, ex-presidente da associação dos Marujos de Freguesia do Andirá, no documentário do jornalista Júnior Cabral sobre a festa, a celebração teve início com um paraense que veio para a região em 1863.
“Veio com o cidadão chamado Arnaldo Pereira, ele trouxe na sua bagagem uma imagem de São Benedito. Quando foi em 1864, ele achou que deveria criar uma festa dos Marujos, com suas irmandades, com seus marujos, com a participação de mastros, dos mordomos, dos festeiros, como era feito no estado do Pará e foi abraçado pela comunidade”, conta Leão dos Santos.
Em 2024, a comunidade celebra 160 anos de festejo e a partir do dia 25, a comissão organizadora, ao comando de Enéas Belém, prepara uma festa com colheita de donativos e vasta atividade na praia, tendo shows musicais com bandas regionais, escolha da garota e garoto marujo e baile dançante com o cantor Casinha dos Teclados, no dia 26.
Freguesia é um distrito de Barreirinha com belas praias as margens do rio Andirá e onde está localizado a casa do poeta Thiago de Mello.