Ex-prefeito de Nhamundá, Nenê Machado é condenado pelo crime de ameaça
O crime foi cometido contra Francisco Andrade, vulgo Bilu, e terá a pena de 1 mês de detenção
O ex-prefeito do município de Nhamundá, Gledson Hadson Paulain Machado, vulgo Nenê, foi condenado na última sexta-feira (22/11) pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Nhamundá pelo crime de ameaça contra o cidadão Francisco Lauro Guerreiro de Andrade, vulgo Bilu. A decisão foi dada pelo Juíz titular da Comarca, Dr. Marcelo Cruz de Oliveira, e prevê a pena de 1 mês de detenção para o autor do crime.
A denúncia partiu do Ministério Público do Estado do Amazonas, na forma do art. 147 do Código Penal, por, em 10 de janeiro de 2023, por volta das 21h, Nenê Machado ter enviado mensagens de áudio pela plataforma WhatsApp ameaçando agredir Francisco Lauro em via pública, tendo afirmado: “Bota pra cima de mim na rua amanhã a hora que tu quiser, que eu vou te mostrar quem é macho de nós dois, quem tem coragem”.
O crime é comprovado pelos arquivos de áudios enviados através do WhatsApp do telefone do acusado (Nenê) ao telefone da vítima (Bilu). Além das ameaças direcionadas à vítima, Nenê Machado também havia proferido ameaças à família de Bilu, o que inclui a prefeita reeleita do município, Marina Pandolfo.
Mesmo intimado, Gledson Hadson faltou a audiência de instrução e julgamento. Entretanto, em seu depoimento realizado em sede policial o autor do crime confirmou que enviou os áudios à vítima, o que caracteriza confissão espontânea. Após o curso do processo, Nenê Machado foi condenado a 1 mês de detenção pelo crime cometido.