4º Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins combate ao racismo religioso

0

Foto: Piter Freitas.

A noite de sábado, 23 de novembro, foi de festa no 4º Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins, realizado na praça Cristo Redentor.

O evento promovido pelo Instituto Afro Parintintin reuniu de cerca de nove centros de religião afro brasileira que existem no município.

“É um movimento criado por mim e pelo professor Francinei que criamos e idealizamos o 4º Encontro dos Povos de Terreiros de Parintins. Um movimento de luta e combate ao racismo religioso que vem acima de tudo dizer que existimos e resistimos em Parintins”, explica a professora Márcia Gabriele.

Durante o evento foi lida e assinada por representes de todos os centros a carta aberta a Mateus Assayag, que vai assumir a Prefeitura de Parintins em 2025. “Essa carta significa um compromisso do prefeito conosco. Ele disse que vai nos ajudar, vai abraçar nossa causa, para nós isso é muito importante”, disse a representante do terreiro de São Sebastião, Mãe Bena.

A carta pontua pedidos dos terreiros com relação ao tratamento de igualdade comparada a outras religiões do município, reconhecimento dos eventos e outras atividades das religiões afro brasileiras.

Entre os centros presentes, estavam Terreiro de São Jorge, da Mãe Socorro no Bairro Itaúna I; Terreiro de Cosme e Damião da Mãe Edna no Bairro Itaúna I; Terreiro da Mãe Sofia, Bairro Palmares; Centro Espírita Cabocla Mariana da Mãe Cintia; Terreiro São Sebastião da Mãe Bena; Terreiro do Pai Carlinhos; Terreiro do Pai Alexandre; Terreiro Mãe Margarida do Pai Júnior; Terreiro OGUM Beira Mar e Cabocla Mariana de Mãe Neia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *