Parintins dá início ao 39° Jogos Escolares, celebrando o esporte e a união de estudantes
Parintins iniciou nesta segunda-feira, 4 de novembro, a 39ª edição dos Jogos Escolares (JEP’s), em um evento que celebrou o esporte e a união de estudantes da sede e da zona rural do município na Arena Olímpica Rubem dos Santos. Nesta primeira etapa participam mais de 2.400 estudantes de 38 escolas públicas e privadas, nas categorias mirim, infantil, juvenil e juniores.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Bi Garcia, do prefeito eleito Mateus Assayag, vereadores, do coordenador da Semjuv, Luan Cavalcante, secretário da Semed, Azamor Pessoa, da coordenadora Regional da Seduc, Dilceana Bentes, além do atleta de alto rendimento Pedro Henrique Nunes, que acendeu a pira olímpica.
O prefeito Bi Garcia destacou a realização do evento na maior praça esportiva de Parintins. “Estamos realizando pela primeira vez os jogos na Arena Olímpica, a mais moderna do Norte, com piso de tamanho para competição internacional, e portanto, é uma felicidade poder investir no esporte, melhorar cada vez mais a qualidade de vida do povo de Parintins, incentivar jovens, adolescentes à prática esportiva. É isso que estamos fazendo hoje, na abertura do 39° Jogos Escolares de Parintins”, pontuou.
O atleta de lançamento de dardo que representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 e que iniciou sua trajetória vitoriosa nos Jogos Escolares de Parintins, Pedro Henrique Nunes, exaltou sua emoção de participar da solenidade. “Voltar aqui desde a minha última participação nesses jogos em 2014 é o maior incentivo que eu posso trazer para eles. Saber que a gente tem atletas parintinenses que podem chegar em uma olimpíada e ver a dedicação que eles têm tomado, e ver o esporte investido em várias modalidades. Esse investimento está valendo a pena, trazendo esses atletas da base para o mundo nacional e internacional”, comentou.
O atleta do salto em distância, Nildomar dos Santos, que disputa mais uma edição dos jogos locais, é representante amazonense nos Jogos da Juventude, que acontece de 24 a 26 de novembro, em João Pessoa – PB. “Esses jogos representam muito para mim. Eu vim do interior e treinei forte com o meu pai, até vir para a cidade e receber o apoio do professor Carlos Meireles. Sou muito grato a Deus e a esses jogos que me levaram à conquista da medalha de ouro em Manaus e a classificação para o Brasileiro Escolar”, contou.
O pontapé inicial do 39º JEPs foi dado pelo prefeito eleito Mateus Assayag e pelo secretário da Semed, Azamor Pessoa. Nos jogos de abertura, no primeiro confronto, o handebol masculino juvenil da Escola Municipal Charles Garcia venceu o Colégio Batista pelo placar de 14 a 09. No segundo jogo, o Dom Gino derrotou por 02 a 00 a equipe do Ifam.
Texto: Kedson Silva – Semjuv