Handebol de Parintins é a melhor da Série Bronze nos Jogos Escolares Brasileiros
A Série Ouro teve a equipe do Estado de São Paulo como campeão, e agora, representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos que acontecerá no Chile, em dezembro
Do município de Parintins, a Escola Municipal Charles Garcia, representou o estado do Amazonas na modalidade handebol, naipe masculino, e foi a melhor na Série Bronze dos Jogos Escolares Brasileiros Sub 14 – JEBs 2024, que aconteceu em Recife-PE. A modalidade handebol chegou ao fim, mas, a competição escolar nacional segue até o dia 02 de outubro.
A escola da rede estadual participou da etapa nacional com o apoio da Prefeitura de Parintins, realizando seis jogos, obtendo quatro vitórias e duas derrotas. A Escola Charles Garcia, disputou a primeira fase contra os estados do Ceará, Goiás e São Paulo, terminando na terceira colocação na classificação geral. Na Série Bronze, a equipe parintinense venceu na semifinal o elenco do Amapá, por 28 a 24, e na final, os representantes do Mato Grosso pelo placar de 29 a 26.
Série Ouro
Na Série Ouro, o grande campeão dos JEBs 2024, foi a equipe do estado de São Paulo que venceu nesta quarta-feira, 25 de setembro, a equipe do Espírito Santo pelo placar de 22 a 18. Com a conquista, os paulistas representarão o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares que acontecerá na cidade de Santiago, Chile, no período de 4 a 9 de dezembro.
JEBs
Os Jogos Escolares Brasileiros Sub 14 – JEBs são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério do Esporte, Governo do Estado de Pernambuco, por meio das Secretarias de Educação e Esportes, com apoio da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco, servindo como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, para estudantes-atletas com idade entre 12 a 14 anos, categoria infantil.
Nas modalidades coletivas, as escolas campeãs da série ouro nos JEBs já têm, automaticamente, o passaporte carimbado para Santiago. Nas modalidades individuais, os atletas serão convocados com base nos resultados individuais de acordo com o número de vagas estabelecidas pelo Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude), pra cada modalidade.
Sul-Americano
Esse ano, é aguardada na competição escolar internacional, mais de 2 mil crianças nos naipes masculino e feminino de 11 países. Além do Brasil, participam: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.
Texto: Kedson Silva
Fotos: Reprodução Internet